Publicado por: Evaldo Oliveira | Novembro 18, 2016

O LABIRINTO, DA ILHA DE CRETA A NOVA PETRÓPOLIS

Na Grécia antiga, o rei de Creta, Minos, tentou enganar o deus Poseidon sacrificando um touro comum no lugar de um belo touro branco que sairia do mar. Em vingança, Poseidon fez com que a esposa de Minos se apaixonasse pelo majestoso touro branco, e desse relacionamento nasceu o Minotauro, com corpo de homem e cabeça e cauda de touro.

Dédalo era considerado o maior artesão da Antiguidade, e foi contratado por Minos para construir algo para conter o Minotauro. O artesão idealizou e construiu um bonito e complicado labirinto na cidade de Cnossos, em Creta. O rei, a partir daí, passou a cobrar tributo da cidade de Atenas – sete rapazes e sete donzelas para alimentar o Minotauro.

O resto desta história é conhecido por todos nós. Um belo jovem chamado Teseu conseguiu matar a terrível criatura com a ajuda sem querer-querendo de Ariadne, filha do rei Minos, que lhe entregou um novelo de lã. Com a morte do Minotauro, o rei se voltou contra Dédalo e o prendeu em uma ilha, à beira do mar. Com todo o tempo disponível, o artesão construiu dois pares de asas, um para si e outro para seu filho Ícaro, também preso. O jovem, por descumprir as determinações do pai, voou muito alto e a cera que prendia suas asas derreteu com o calor do sol, vindo o jovem a se espatifar sobre os rochedos.

Em Nova Petrópolis, típica cidade alemã da Serra Gaúcha, foi construído um labirinto com 1.700 mudas de cipreste, constituindo-se um desafio para adultos e crianças. As pessoas se perdem ou fingem se perder, propiciando momentos de descontração para si e para os que assistem às tentativas de chegar ao pódio que existe no centro do labirinto. Além de resgatar as pessoas perdidas no interior do labirinto.

labirinto-1

labirinto-1-1

E lá eu me permiti perder-me. Uma delícia.

Sem necessidade de ir à Grécia.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN.

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: