Publicado por: Evaldo Oliveira | Novembro 11, 2016

SPEAKERS’ CORNER, LIVRE PARA FALAR

arquivo-escaneadoUma cadeira, um banquinho, uma escada ou um caixote. Pronto. Pode falar sobre qualquer assunto, desde Deus, conspirações do governo e oposição a atos da monarquia. A lei britânica libera cidadãos para falar publicamente sobre qualquer assunto, desde que não utilize palavras indecentes. O orador não pode estar sobre solo inglês, para se isentar das leis e tradições britânicas. Em Londres foi-nos dito que uma pessoa do povo não pode falar mal da realeza pisando no solo que pertence a ela, realeza. Esta foi a explicação.

A questão começou quando um grupo reformista, em 1855, usou o parque para fazer protestos, resultando em um grande embate com a polícia. Em 1872 o primeiro-ministro aprovou uma lei permitindo atos públicos em uma parte específica do Hyde Park, desde que a pessoa não esteja pisando em solo britânico. O local ficou conhecido como Esquina do Orador.

A Esquina do Orador já serviu de palco para que integrantes do partido socialista britânico. Karl Max ali discursou. Com essa liberalidade determinada pela lei, Lênin e George Orwell passaram pelo Speakers’ Corner para acompanhar discursos inflamados de pessoas comuns.

E assim ficou. Até hoje, nesse canto do parque, qualquer pessoa tem a permissão da lei para falar publicamente sobre qualquer assunto. Um ato do Parlamento tornou o local um símbolo de liberdade de expressão em todo o mundo. Lembra do Muro de Lennon, em Praga, capital da República Tcheca?

Esquina do Orador, em Londres. Muro de Lennon, em Praga. Muros da Poesia, em Areia Branca-RN.

Gritos de liberdade.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: