Publicado por: Evaldo Oliveira | Outubro 21, 2016

EM VARSÓVIA OU BRATISLAVA, UMA IMAGEM INUSITADA

Duas cidades que visitei apresentam algo em comum, com um toque aparentemente bizarro: homens saindo de um esgoto. Em Varsóvia, capital da Polônia, soldados que combateram bravamente por seu país escapam garbosamente de bocas de esgoto. Em Bratislava, a pequenina capital da República da Eslováquia, damos de cara com um homem estampando em seu rosto um sorriso enigmático em uma movimentada esquina do centro da cidade, saindo de um esgoto. Pura simpatia.

Em 1943, o Levante do Gueto de Varsóvia aconteceu como ato de resistência contra a ocupação nazista, quando 380 mil pessoas do gueto tinham sido levadas para o campo de extermínio de Treblinka, onde foram assassinadas logo após sua chegada, no final de 1942. A decisão era morrer lutando.

Os habitantes do gueto prepararam-se para aquilo que eles pensavam poder ser a luta final. Foram cavados túneis por baixo das casas, a maioria ligadas pelo sistema de esgotos e de abastecimento de água, dando acesso a zonas mais seguras da cidade de Varsória. Era por esses esgotos que os soldados caminhavam e atacavam os nazistas de surpresa.

Daí, esta imagem de soldados saindo do esgoto.

sold-esgotopg

No contraponto, em Bratislava, o homem que aparece saindo de um esgoto, com jeito de bonachão, não parece guardar relação com qualquer ato de violência. Na verdade, essa simpática figura faz parte de uma sequência de estátuas de bronze que reproduzem pessoas e cenas comuns da cidade. Trata-se de um trabalho artístico conhecido como Rubberneck, propositadamente colocado em uma esquina do centro da cidade, sendo considerada a única no mundo instalada na saída de um bueiro.

esgoto-brats

Em Varsovia ou Bratislava, o inusitado. No primeiro, a imagem da bravura. Em Bratislava, as boas vindas ao turista, mesmo na saída de um esgoto.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Responses

  1. muito interessante. Nunca poderia imaginar. Como o mundo é incrível!!!

  2. Evaldo, que lindo!
    Muito interessante mesmo o assunto abordado em mais uma de tuas maravilhosas crõnicas semanais.
    E com teu impecável estilo, mostrar-nos fatos semelhantes com razões adversas.
    Grande abraço.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: