Publicado por: Evaldo Oliveira | Setembro 8, 2016

EXPOSIÇÕES MUNDIAIS E SEUS LEGADOS

A primeira Exposição Mundial ou Feira Mundial foi realizada no Palácio de Cristal, no Hyde Park, Londres, em 1851. O evento – idealizado pelo Príncipe Albert, esposo da Rainha Vitória -versava sobre vários aspectos da sociedade, como a arte, a educação e o design, o comércio e as relações internacionais. Atualmente, as atrações são os pavilhões nacionais, criados pelos países participantes.

O turista que visita Bruxelas, a bela capital da Bélgica, automaticamente é orientado a conhecer o Atomium. Simbolizando um cristal elementar de ferro ampliado 165 bilhões de vezes, essa incrível estrutura foi construída em 1958 no âmbito da Expo 58. Possui 103 metros de altura, com tubos que ligam as nove partes formando oito vértices. Cada esfera tem 18 metros de diâmetro e são ligadas por tubos com escadas em seu interior. Das janelas contidas na esfera do topo tem-se uma visão panorâmica da cidade. A proposta era demolir o monumento após a exposição.

atomium

Em Paris, a Torre Eiffel – Tour Eiffel – tem sua estrutura de ferro dominando o visual da cidade, em constante exibição nos céus de Paris. Construída para a Exposição Universal de 1889, tinha seu desmonte previsto para depois do evento. Hoje o monumento mais alto de Paris é o ícone mundial mais importante da França, sendo o monumento pago mais visitado do mundo. No primeiro andar encontramos sanitários e algumas lojas; no segundo nível há um restaurante.

Em Lisboa, o legado da Exposição Mundial de 1998 está entre os mais importantes pontos turísticos da capital lusitana. O Oceanário e o Parque das Nações nasceram do tema da feira – Os Oceanos: Um Patrimônio Para o Futuro –, que trazia em si um alerta, mais que uma mensagem: a vital necessidade de conservação das águas do planeta.

No Brasil, no dia 7 de setembro de 1922, foi enfim inaugurada a Exposição Internacional do Centenário da Independência, ficando como legados principais o Copacabana Palace e o prédio da Academia Brasileira de Letras, doado pela França após a exposição.

ablPrédio da ABL – Foto internet

Quatro eventos, e legados que mudaram a história recente dessas capitais. No caso da Torre Eiffel, de um país inteiro.

Qual será o legado das Olimpíadas do Rio de Janeiro?

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Responses

  1. Evaldo, diante de um texto assim, viajo…sentindo-me estudante de uma excelente Universidade, auferindo os melhores conteúdos com um professor como tu, proferindo uma palestra sobre Conhecimentos Gerais.
    Pura Cultura! Redação impecável… só me resta reforçar a admiração pelo exímio escritor.
    Um abraço!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: