Publicado por: Evaldo Oliveira | Maio 5, 2016

UMA PONTE, DUAS JANELAS, UM SUSPIRO

Ponto turístico importantíssimo de Veneza, e uma das estruturas mais fotografadas do mundo, a Ponte dos Suspiros – Ponte dei Sospiri – tem seu nome atribuído a uma lenda que diz que, em tempos remotos, os prisioneiros, atravessando-a após receber a sentença no prédio à direita – Palácio dos Doges -, suspiravam ao ver pela última vez o mundo externo quando era conduzido ao prédio à esquerda (Prigioni Nuove). Dizia a lenda que dali não saíam. Ou ficavam nas prisões ou eram executados.

Construída de rocha calcária branca, com duas janelas, entre os anos de 1600 e 1602, a Ponte dos Suspiros situa-se perto da Praça São Marcos – Piazza San Marco – servindo de ligação entre o Palazzo Ducale, onde os prisioneiros eram julgados, e as Prigioni Nuove, o primeiro edifício no mundo construído com a finalidade específica para ser uma prisão. Uma vez condenado no Palácio dos Doges o prisioneiro não saía das Prigioni Nuove com vida. Esta era a lenda.

IMG_0684 (1)

Giacomo Casanova, escritor e aventureiro italiano, foi feito prisioneiro na Prigioni (Palácio Ducal) em 1755, e colocado em uma cela minúscula, de onde fugiu saltando pelos telhados do palácio, depois de ficar preso durante 16 meses, tendo Paris como destino. Tinha sido preso na madrugada de 26 de julho de 1755, sob a acusação de levar uma vida dissoluta, de possuir livros proibidos e de fazer propaganda antirreligiosa. Giacomo era conhecido por percorrer os bordéis de Londres à noite para ter relações com mais de 60 meretrizes.

Ponte dos Suspiros, de onde não havia retorno.

Casanova que o diga!

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: