Publicado por: Evaldo Oliveira | Março 24, 2016

PERDER-SE PARA CRESCER

Quando viajamos para fora do país, uma preocupação a mais nos acompanha: o medo de perdermos o rumo, de não sabermos retornar ao próximo ponto de encontro, seja em um cais movimentado ou no hotel. Desse modo, tomamos o cuidado de levar o cartão do hotel no bolso ou confiamos no nosso parceiro de viagem. Sabemos que de algum modo iremos retornar ao hotel. A esperança é esta.

Mas naquele dia todos esses cuidados foram em vão, até porque nos dispusemos, de forma não combinada – apenas com um olhar e um sorriso maroto, a assumir que retornaríamos ao local marcado para o reencontro com o restante do grupo de amigos no deck do cais às treze horas. Sem nada perguntar aos outros.

Foi assim que aconteceu em Veneza dos canais. É desse modo que nos referimos à parte da cidade afastada do continente. Afinal, sempre conhecemos a Veneza dos turistas como uma ilha, aí incluída a ilha de Murano. Os belos e famosos cristais de Murano dizem bem da especificidade desta ilha.

Foi em Veneza que sentimos, eu e minha mulher, aquela sensação estranha de se perder. Daí, aquela apreensão gostosa de caminhar por ruas estreitas, de andar por pequenos becos. Aqui e ali encontrávamos outras pessoas igualmente sem rumo, curtindo o prazer de descobrir lojinhas nunca vistas, bistrôs maravilhosos, souvenires especiais.

A liberdade de estar procurando algo que não se sabe o que é, a confiança de que, ao final, tudo dará certo, têm o condão de produzir uma sensação nova que poderá mudar a nossa vida.

Sem medo da violência.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: