Publicado por: Evaldo Oliveira | Dezembro 23, 2015

A CRIANÇA e nós

 

Quando tratamos nosso filho como um bichinho de estimação, dando-lhe um nome – Aides, Marcley Rayflor, Raio do Sol etc – que guarda referência com fatos ou coisas sem propósito, o que estamos de fato fazendo?

Quando, sob qualquer pretexto, conduzimos a vida de nossos filhos como a de um pequeno manequim, com os requififes que essa postura comporta, sobre quem recairá o ônus do insucesso e da frustração?

Quando transformamos a vida de nossos filhos em um mundo de facilidades, onde suas vontades e desejos sempre se sobrepõem, seja em casa, na escola ou na vida social, quem colherá os frutos da desesperança?

Quando introjetamos na mente de nossos filhos que suas razões sempre se sobressairão, em detrimento do posicionamentos dos demais, seja em relação aos professores, coleguinhas ou empregados, quem assumirá no final? Quem suportará seu despotismo?

Quando tratamos nossos empregados ou pessoas que ocupam funções de menor expressão social de forma grosseira e desrespeitosa, como o tratamento que damos a garçons e prestadores de serviços, que influência essa postura terá no comportamento futuro de nossas crianças?

Sobre quem ribombarão os brados de nossa grosseria, quando – em casa, com a carapuça de um Querubim – nos exibimos, ao exteriorizar comentários racistas, homofóbicos e depreciativos em relação a pessoas ou grupos?

Quando roubamos a infância de nossos filhos no início de sua aprendizagem, por volta dos três anos, com aulas disso e daquilo, o presenteamos com um tablet ou um smartphone sofisticado, e ainda introduzimos um curso de noções de informática, quem formatará – ctrl+alt+delt – o desespero futuro?

Sabemos que as novas tecnologias são bem-vindas. A questão é saber usá-las, especialmente com as crianças. A interação é necessária para a meninada, mas com pessoas e não com a tela. Com isso, ela vai desenvolver aprendizados, conhecer seus limites, entender as regras do jogo da vida.

 

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: