Publicado por: Evaldo Oliveira | Outubro 2, 2015

IMAGENS INUSITADAS DE BRATISLAVA, ESLOVÁQUIA

Bratislava é a pequena e bela capital da Eslováquia, a parte pobre que restou depois que a República Tcheca englobou toda a região desenvolvida e produtiva da antiga Checoslováquia. Desse modo, do ponto de vista turístico, fica muito aquém de suas irmãs Budapeste, Praga e Viena. Mas tem um charme especial.

Em busca de estratégias para atrair os turistas que circulam pelo leste europeu, a pequenina Bratislava desenvolveu um projeto para chamar a atenção dos visitantes, utilizando pequenos monumentos dispostos em sua paisagem urbana. Na capital da Eslováquia parece não haver nenhum grande monumento.

Logo na chegada à cidade, o visitante se depara com uma praça rodeada de restaurantes com mesas nas calçadas e bancas de souvenires em seus arredores. Na frente, uma igreja com uma bala cor de ouro incrustada no alto de sua fachada chama a atenção para a batalha de Austerlitz, quando a catedral da cidade foi bombardeada.

Igreja, bala

No meio da praça Hlavné, em um banco de jardim, o turista se encanta com a estátua de Napoleão em tamanho natural descansando os braços sobre o encosto do banco. Este pequeno monumento comemora a assinatura de um acordo logo depois da batalha de Austerlitz no ano de 1805, assinado por Napoleão e pelo imperador Francisco I da Áustria.

Napoleão

No cruzamento das ruas Panska e Sedlarska, próximo à praça Hlavné, o visitante se depara com a imagem de um homem com um capacete de soldado tentando sair – ou simplesmente vendo quem passa – do buraco de um esgoto. Para uns, a figura de um operário. Porém uma pessoa local nos contou que aquela estátua representa um soldado, dos muitos que atuaram na época da guerra, saindo do esgoto para atacar de surpresa os inimigos e logo retornando ao esgoto urbano, que cada soldado conhecia muito bem. Fico com esta versão.

Soldado esgoto Brats

Ao chegar à rua Rybárska, somos invadidos por uma onda de alegria ao nos depararmos com a estátua do feliz Schöne, que nos cumprimenta sorridente. Trata-se de um morador de rua que viveu na cidade no início do século XX, que sempre se vestia com trajes velhos, mas elegantes, e saudava com seu chapéu as pessoas que passavam.

Schoner Naci

SuveniresSuvenires de Bratislava

Vamos dar um abraço nessas figuras felizes de Bratislava?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: