Publicado por: Evaldo Oliveira | Março 26, 2015

NÃO É SONHO, VOCÊ ESTÁ EM BOLONHA

Viajando pelo norte da Itália, você desce do ônibus, meio sem jeito, junto com outros passageiros. Que pena, rapaz. Você estava dormindo, e não se ateve às belezas que desfilaram ao seu lado desde a entrada da cidade. No solavanco da parada, você despertou. Mas vamos em frente.

Diante de si, uma visão incomum, até para os padrões italianos. Você olha para um lado e descortina uma infinidade de pórticos que se dispõem de uma ponta a outra da rua, na frente das lojas. Olha para o outro e ri com a interminável sequência de novos pórticos. Boa parte deles tem pinturas ou alegorias no teto, e poderiam fazer parte do interior de muitos museus mundo afora. As pinturas estão no teto, rapaz. É só olhar.

Arcos BolonhaArcos de Bolonha

Teto dos arcosTeto de um dos arcos

Aproveite, caminhe sob esses belos pórticos, contemple essas lojinhas que expõem embutidos de uma beleza convidativa, atraente, em conluio com belos e sisudos queijos. Mais na frente, belíssimas frutas de todas as cores parecem piscar o olho, em um convite mágico. Se estiver de regime, não entre nessas sorveterias que se exibem deste e do outro lado da rua quase sem carros.

Pare em frente a esse café, e se encante com o seu interior elegante, que extravasa história e bom gosto nos grandes e pequenos detalhes. Sente-se nessa mesa, e se prepare para o especial sabor do café. Olhe a vitrine em sua frente, e veja a delícia dessas guloseimas. Se preferir, você pode tomar um deca (descafeinado) que guarda todo o lado bom do café. Gosta de vinho ou de licor? Então continue sentado, que a tarde vai ser engolida pela noite, com certeza. Seja testemunha dessa transformação.

Aquela igreja estranha logo à frente, ladeada por essa bonita praça, não tem defeito em sua construção. É a Basilica de San Petronio, e essa é a Piazza Magiori. Perceba que a metade de baixo do prédio é de uma textura e a parte de cima tem cor e estrutura diferentes. É que sua construção, iniciada em junho de 1390, demorou séculos para ficar pronta, e sua fachada jamais foi concluída. É a quinta maior igreja católica do mundo, e pode abrigar 28 mil pessoas. Na primeira década deste século, por duas vezes essa igreja esteve na mira de ações terroristas. Em 2002, cinco homens supostamente ligados à Al Qaeda planejavam explodir o edifício. Outra tentativa ocorreria em 2006, e mais uma vez foi abortada pela polícia. Motivo? É que no interior da Basílica há um afresco do século XV, pintado por Giovanni da Modena, que retrata Maomé no inferno.

Igreja BolonhaIgreja e praça

No retorno ao hotel, caminhe sem pressa. Pare um pouco antes desse café com cadeiras pela calçada, e perceba que há uma entrada sem grandes atrativos. Leia o que está escrito no alto desse portal. Trata-se do palácio Archiginnasio, a primeira unidade fixa da Universidade de Bolonha-Unibo, onde fica um dos anatômicos mais antigos da Europa.

AnatômicoAnatômico

Percebeu que as bicicletas dominam ruas e recantos da cidade, conferindo-lhe um ar bucólico?

Quanto a mim, tenho que perder essa mania de falar comigo mesmo.

Não é, Evaldo?!


Responses

  1. Evaldo, tão belo o estilo do teu texto; quanto belas são as imagens por ti captadas em terras italianas. Privilégio para poucos…

    Chega abril, saudades de ti e dos demais amigos distantes.
    Grande abraço.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: