Publicado por: Evaldo Oliveira | Dezembro 30, 2014

ANFITEATRO DE ANATOMIA, UM FIO NA HISTÓRIA DA MEDICINA

Quando trabalhava no IML, em Natal, levado por minha habilidade no uso dos teclados de máquinas de datilografia, com o clímax em uma IBM 72, logo me liguei ao simbolismo de uma mesa de necropsia. Naquela mesa de azulejo, sob o comando do inesquecível Dr. Milton Ribeiro Dantas, seres humanos tinham seus diagnósticos esclarecidos, um alento para famílias e um benefício para a área jurídica, em que as hipóteses da criminalística emolduram debates e decisões acaloradas.

Em fevereiro de 1966, depois do vestibular, ainda com a cabeça raspada e o coração em júbilo, fui ao anfiteatro de anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para minha primeira aula de Anatomia. Guiado pelo Prof. Hiran Diogo Fernandes, novamente me deparei com aquela emblemática mesa de azulejo branco, local de iminentes estudos, bisturis e pinças à mão. Ali, imaginei Galeno, no início da era cristã, proferindo uma de suas magnânimas aulas, de costas para o cadáver, que era dissecado por um cirurgião barbeiro.

No ano de 2013 fui à cidade italiana de Bolonha conhecer seus famosos pórticos, pelos quais é mundialmente conhecida – Bolonha, cidade dos pórticos. Lá, visitei um pavilhão da Universitá di Bologna, considerada a universidade mais antiga do mundo ocidental, fundada em 1088. Em 1158, o Imperador Federico I promulgou uma Constitutio Habita, que praticamente transformou a Universidade de Bolonha em uma Cidade Estado. Na Idade Média, a Universidade de Bolonha era uma das mais importantes do mundo, com suas Escolas de Humanidades e Direito Civil.

Panorâmica

A beleza do edifício, desde seu pórtico – este, sim, maravilhoso -, nos inebria ao ponto de vivenciarmos uma viagem no tempo, com direito a acompanhantes que enriqueceram livros de Medicina e de História. Ansioso, fui direto ao Anfiteatro de Anatomia, onde boa parte dos maiores nomes da ciência mundial por ali passaram, ensinando ou aprendendo. Da porta, monumental, vislumbra-se uma sala onde quase tudo é de madeira. É um ambiente bem iluminado, com destaque para as belas figuras humanas representando grandes vultos da História da Medicina. Ali, uma emocionante e singela homenagem ao cadáver desconhecido.

Mesa

Naquela sala, homens e mulheres, à Indiana Jones, máquinas em punho, esmiuçavam cada detalhe de prateleiras e esculturas de madeira, em excelente estado de conservação. Figuras de grandes nomes da História da Medicina eram clicadas à revelia, desnudadas por flashes de certa forma grosseiros.

Fixei meus olhos na mesa no centro da sala, e imaginei os grandes nomes da História da Medicina que por ali passaram. Sentado em seus bancos ainda reluzentes, imaginei-me na Idade Média e no Renascimento, em uma aula de anatomia, tendo Teophrastus Bombastus von Hohenhein, o Paracelso, e Marcelo Malpigui – anatomista e biólogo -, cada um em seu tempo, sentados ao meu lado. Colegas de turma. Pela Universitá di Bologna também passaram nomes como Dante Alighieri e Nicolau Copérnico.

Cadáver desconhecido

Uma viagem no tempo. Ah, esqueci-me dos pórticos.

– Observação: todo este acervo foi destruído no dia 29 de janeiro de 1944 pelo Esquadrão de Bombardeamento americano. Ali, foram lançadas 117 toneladas de explosivos, destruindo a estrutura do Anatômico da Universidade de Bolonha, dentre outros equipamentos artísticos e históricos de Bolonha.

Bombardeio


Responses

  1. Evaldo, Viva 2015!
    É impressionante tua forma esmerada de escrever!!! E começaste o ano nos presenteando com esta bela crônica, cheia de tão importantes detalhes que nos parece termos vivido os fatos.
    Resta-me, parabenizar-te por mais uma preciosidade e agradecer a Deus por me conceder presenciar tudo isto.
    Um abraço.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: