Publicado por: Evaldo Oliveira | Fevereiro 23, 2014

ROLA-BOSTA, UM BESOURO REAL

Por que alguns pequenos seres desaparecem, e até os esquecemos? De um nada, ressurgem alegres e faceiros, a demonstrar a eterna força da vida que se recria a cada estação, mesmo que em lugar de apenas duas estações: muito sol e nenhuma chuva, e muito sol e alguns rasgos pluviométricos acompanhados de trovões e relâmpagos que logo se iam. Nos arredores da cidade, pros lados da Ilha, a percepção mais precisa do retorno da vida. Sapinhos, borboletas, plantas rasteiras. Era a recriação da vida.

As crianças, no pós-chuva imediato, logo percebiam a chegada dessa turminha, bem como a animação dos animaizinhos com morada permanente. Aí, a alegria frenética das formigas e o farfalhar, ou melhor, a fanfarronice dos massaricos. Nos quintais, passarinhos desiludidos cantavam e pulavam, sem no entanto acreditar no seguimento daquela breve estação, que sabiam passageira. Não sei por que, mas agora fui tomado por uma nostálgica lembrança de Baleia, Sinha Vitória e Fabiano.

Alguns pequenos seres não conheci em minha cidade, no interior do Rio Grande do Norte, e  até hoje me encantam. Quando, ao caminhar por meu quintal, vejo alguns miquinhos (saguis) saltitando nos galhos das árvores, e imagino que jamais os vi quando criança, sou acometido de uma sensação estranha, um misto de nostalgia e indignação. É que conheci esses bichinhos sendo oferecidos aos motoristas que passavam pelas estradas do interior de Minas Gerais, quando da minha primeira grande viagem, de Natal para Brasília,  em busca de um lugar para minha Residência Médica. Necessidade ou traficância?

Mas tem alguns bichinhos em minha infância que, com status de monstros pré-históricos, munidos de garras e tentáculos, trombas fortes e amedrontadoras, muitas vezes me assustaram. Certo dia os vi por aqui. Eles andavam sumidos. Imagino que por lá também. Do mesmo modo que em minha infância, aqui eles surgem de repente, no pós-chuva do planalto central. Eles, os besouros.

O mais representativo besouro de minha meninice é o rola-bosta, um escaravelho. Deve seu estranho nome ao hábito de rolar para trás excremento de bovino ou de cavalo, em forma de bola, procedimento envolvido em seu processo de reprodução biológica; serve de alimento para si e para os filhotes. 

 

vira-bosta

Foto da internet

No Antigo Egito, o rola-bosta – escaravelho – sagrado era relacionado a um deus, responsável pelo movimento do sol. Como amuletos, tinham inscrições gravadas na sua carapaça, ou objetos em forma de escaravelhos constituíam amuletos sagrados. Um deles aparece em um anel de Tutankamon, o faraó que morreu jovem.

Anel Tutankamon

Foto da internet

Eu, criança, não conseguia entender o jogo da vida que se renova a cada estação. Em algumas, como que trazidos pela chuva, a figura do rola-bosta.

Aqui, os coleópteros, o escaravelho, o rola-bosta. 


Responses

  1. Evaldo, em uma ” cantoria ” realizada pelo cego Aderaldo no Piaui, o cantador dono da casa saiu com essa ” Eu sou o tiranabóia, besouro do Piaui /onde eu encosto o ferrão/vejo a matéria cair ” …. Em resposta, versejou o cego Aderaldo: ” Tu és lá tiranabóia/ besouro do Piauí/ tu és um rola-bosta qualquer/ besouro besta daqui ” … Abs. Odúlio .
    Dr. Odúlio Botelho, advogado e membro da diretoria do IHGRN.

  2. Dr. Evaldo, lembro perfeitamente do rola-bosta. Naquela época, ainda menino, em que durante certo tempo a cidade ficou sem luz, os meninos faziam uma vela de cera de abelha, e colavam próximo a cabeça do rola-bosta,, acendendo a mesma. Quando já estava esquentando a carapaça, eles alçavam voos, para alegria e divertimento da meninada.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: