Publicado por: Evaldo Oliveira | Julho 20, 2013

EM BUSCA DE UMA IMAGEM

Tresloucado, sem rumo, Pitangus – nome de família – vagava há algum tempo pela praia de Upanema. Nascera naquela região, e não conhecera seus pais. Quase não trabalhava. Apenas o suficiente para viver. Nada mais. Uma angústia se apoderara de seu ser. Sentia que algo ou alguém faltava à sua vida.

Durante o dia, um sentimento de abandono. À noite, tentando repousar em sua casinha escura, aquela sensação de estar sozinho nesse mundo. No fundo de suas lembranças, o esboço esfumaçado de um rosto o atormentava.

Amigos, quase nenhum; família, não conhecia. Para ele, os dias eram penas a repetição de um desconforto que freava seus instintos, suas vontades, sua libido.

Foi quando, nos confins de umas dunas, próximo a um poço natural, deparou-se com o rosto que buscava. Atônito, contemplou aquela imagem há tempos perseguida. Uma sensação de paz e um ar contemplativo dominavam sua mente, seu corpo, sua alma.

E todos os dias retornava ao local da descoberta, e ficava embevecido com a beleza daquele rosto à sua frente. Não era preciso falar. O silêncio respondia aos seus anseios e preenchia suas expectativas.

Certo dia, não encontrou o rosto bonito que buscava. Caminhou, revirou pelas proximidades, e nada. O rosto se fora. Angústia, solidão, sentimento de minusvalia. Foi quando, contemplando do alto de uma duna, reencontrou o rosto amigo, a beleza que preenchia de regozijos seus dias de penúria.

Correu ao seu encontro. Ajeitou o espelhinho de bolso que repousava sobre a areia, qual hóstia gigante a confortá-lo, contemplou seu rosto, sorriu e cantou apaixonado e feliz.

Finalmente, Pitangus descobriu-se bem-te-vi!


Responses

  1. Mais uma curiosa e ‘sui-generis’ crônica que revive o mito de Narciso. Agosto está chegando, amigo…

  2. Meu Deus do Céu, de onde vem tanta inspiração, Dr. Evaldo?!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: